segunda-feira, 18 de abril de 2011

129º Aniversário de Monteiro Lobato

"Ele fez parte da minha infância e faz parte da infância de meus filhos, suas história maravilhosas me fizeram viajar pelo Reino Encantado das Águas Claras.
Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882, completaria 129 anos hoje. Em homenagem ao escritor pré-modernista natural de Taubaté, o Google coloca em sua página figuras de personagens clássicos do autor. A boneca de pano Emília e o boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, do Sítio do Picapau Amarelo, estampam o site junto ao logo da companhia.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO
2011

SEMANA MONTEIRO LOBATO

Na semana em que se comemora o aniversário da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato (75 anos no dia 14 de abril) e de Monteiro Lobato (129 anos no dia 18 de abril), atividades para crianças e sobre a obra e vida do escritor.
Exposição Outras Reinações
Em comemoração aos 80 anos de “Reinações de Narizinho”, a Folhinha (complemento infantil da Folha de São Paulo), a fundação SM e a Biblioteca Monteiro Lobato montam uma exposição fotográfica com imagens do nascimento da Emília, as peripécias de Pedrinho e Narizinho, entre outras reinações.
A exposição faz parte do ensaio fotográfico da artista pernambucana Adriana Veiga, que se inspira na obra lobatiana de 1931, marco divisor da literatura brasileira, para compor as imagens.
A partir de 16 de abril, de 2ª a 6ª feira das 8h às 17h e sábados das 9h às 16h


Homenagem a Hilda Junqueira Villela Merz
Por Ricardo Ferreira e Áurea Laguna
Palestra sobre Monteiro Lobato e a literatura para crianças, aproveitando o exemplo de Hilda Junqueira Villela Merz, que interagia com o autor, chegando mesmo a fazer parte de suas histórias. Dona Hilda estudou bastante a obra de Lobato e chegou a escrever diversas resenhas sobre a vida e obra desse artista.
Dia 18 de abril às 10h

Como Pegar um saci?
Por Cecília Graner
Narração da história inspirada na obra Saci, de Monteiro Lobato, com músicas, adivinhas e muita sacizada.
Dia 18 de abril às 14h

Eu, Lobato
Com Oiram Antonini
A palestra abordará a vida e obra de Monteiro Lobato a partir de textos do próprio autor.
Dia 18 de abril das 15h às 17h
O que fez Monteiro Lobato para a Cultura brasileira?
Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.

Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.

Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.

No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário