quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Receita de tacacá(prato típico da região Norte)


Ingredientes (para duas pessoas)
100g de Jambú
500 mL de Água
300mL de Tucupi
100g de Chicória
100g de Goma de Mandioca
2 dentes de Alho
Camarão a gosto
Sal à gosto
Modo de Preparo
Coloque em uma panela grande 100ml de água e leve ao fogo brando, após começar a fervura acrescente o jambú e deixe-o cozinhar por aproximadamente 5 minutos ou até que ele perca um pouco da cor. Tome cuidado para não ultrapassar o tempo de cozimento para que a folha não perca as propriedades de adormecimento do paladar. Retire o jabú do fogo, coloque-o para escorrer e reserve.
Agora prepare o tucupi (pode ser encontrado pré-cozido). Coloque em uma panela o molho, tempere com alho, chicória e sal, leve ao fogo e deixe levantar a fervura. A seguir baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Feito o tucupí, prepare a goma. Ferva 250mL de água com sal a gosto, dissolva a goma em uma vasilha com água fria e acrescente ao poucos na água fervendo, até ficar um mingau grosso, ou, ao ponto de sua preferência.
- Montagem
Em uma cuia coloque os ingredientes na seguinte sequência: duas colher de sopa de tucupí, uma concha de goma, uma concha de tucupí, algumas folhas de jambú e em seguida coloque os camarões, o sal e a pimenta a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário